Galva 5

Galva 5

Galva

Ativador ácido para metais, prévio a deposições galvânicas.

 

GALVA 5 é o ácido concentrado usado nos ciclos de ativação de vários metais e ligas, antes da eletrodeposição. GALVA 5, apresenta as seguintes vantagens principais:

Assegura ótima aderência dos depósitos, removendo incrustações leves e óxidos.

Deixa a superfície dos metais, ativa uniforme e clara. Substitui com vantagem real os ácidos comuns, normalmente usados nessa operação.

Durante os enxaguamentos subsequentes, antes da eletrodeposição, não há formação de óxidos e não permanecem resíduos insolúveis na superfície das peças.

É especialmente eficiente na ativação do Zamak, deixando a superfície das peças, clara, uniforme e isenta de manchas.

Pode ser usado eletroliticamente em peças de aço, onde catodicamente, remove com eficiência óxidos leves e cascas de tratamento térmico. Também é usado anodicamente em aço inoxidável, aços finos e aço níquel para aplicações especiais. Isto é, sempre que um leve ataque deve ser promovido para assegurar maior aderência de camada a ser eletrodepositada.

LEIA COM ATENÇÃO O BOLETIM POR INTEIRO ANTES DE USAR O PRODUTO

 

Como usar GALVA 5

 

Concentração 20 à 350 ml
Temperatura Ambiente à 50 °C

Tabela de concentração para ativação de diversos metais

 

 

Metais
Conc. L / 100 L
Temperatura °C
Tempo seg.

Latão e cobre polido, prévio a niquelação Brilhante

8 à 15 L
Ambiente
10 à 60
Aço antes da eletrodeposição
12 à 15 L
Ambiente
15 à 90
Aço soldado antes da eletrodeposição
8 à 15 L
Ambiente
30
Zamak antes da eletrodeposição
2 à 4 L
Ambiente
15 à 30
Peças cobreadas antes da niquelação
8 à 15 L
Ambiente
10 à 30
Ferrofundido antes da eletrodeposição
25 à 35 L
40 até 50
15 à 30
Remoção de fluxos de solda
12 à 15 L
85 até 95
Necessário

Tratamento eletrolítico de aço para remoção de óxidos e cascas de tratamento térmico leve.

12 à 15L
Ambiente
20 à 60 catódico 5Amp/dm²

Tratamento eletrolítico de aços inoxidáveis, aço níquel e aços finos antes da eletrodeposição

VER PROCESSO A SEGUIR

 

 

Processo

 

As peças são imersas na solução diluída de GALVA 5, pelo tempo requerido, e a seguir enxaguadas uma ou duas vezes antes da eletrodeposição.

Na remoção de óxidos e crostas leves, de peças de aço, antes da sua eletrodeposição, o processamento deve ser eletrolítico. As peças devem servir de catodo, com uma densidade de corrente de 5A/dm², durante 20 à 60 segundos, conforme o resultado obtido. Se a quantidade de óxidos e crostas, for muito pequena, como no aço laminado a frio e em peças de aço usinadas, uma imersão simples em GALVA 5, sem necessidade de corrente, fará essa remoção.

Para fins especiais, GALVA 5, pode ser usado anodicamente, sobre o aço inox, aços finos e aço níquel. O leve ataque produzido pelo tratamento anódico permitirá uma excelente aderência do depósito eletrolítico.

Recomendamos usar uma concentração de 15 à 37 L/100L, operando em temperatura ambiente, durante até 60 segundos e com uma densidade de corrente de até 20A/dm². Essa operação deverá ser seguida por um processamento com o nosso DESOXIDANTE, para eliminação das manchas, e a seguir catodicamente com GALVA 5 durante 30 segundos.

Equipamento

 

Tanque revestido de PVC, polietileno ou polipropileno. Os anodos devem ser de carvão no processo eletrolítico. Para aquecimento direto, use aquecedores revestidos de chumbo para aquecimento a vapor.




* Quaisquer outros esclarecimentos, contate o nosso Departamento Técnico.
aioria