Galvanol 12

Galvanol 12

Galva

GALVANOL 12

(Oxidação negra sobre ferro e aço)

GALVANOL 12 é um composto sólido, branco a levemente amarelado, altamente alcalino utilizado para se obter uma oxidação preta e uniforme sobre peças de ferro e aço por imersão à quente.

Condições Operacionais

Para 100 litros de banho

Concentração …………………………. 80 a 90 Kg de GALVANOL 12 e ÁGUA até completar 100 L de banho

Temperatura …………………………… 138 – 143 C (fervura)

Tempo de Imersão …………………… 5 a 20 minutos

Equipamentos

Tanque em ferro e aço inox

Evite o contato do banho com outros metais. Os suportes, cestas, tambores e tanques devem ser soldados eletricamente, não podendo ser soldados com outros tipos de solda. É necessário exaustão.

Tanque construído em ferro ou aço inox com solda dupla e isolação térmica. Por exemplo: para um tanque de 20 à 800 litros de capacidade, o peso da solução é de cera de 170 Kg/100 litros. Chapas laterais de 1/4″ e 3/8″ para o fundo. A profundidade do tanque, deve ser tal que o nível da solução esteja 20 cm abaixo da borda do tanque e as peças devem ficar no mínimo 5 cm abaixo do espelho da solução.

Aquecimento

A gás, vapor ou com aquecedores elétricos. Gás é o mais econômico e prático, os queimadores devem ser instalados debaixo do tanque. São necessários cerca de 450 BTU/L para elevar a temperatura, desde ambiente até a faixa de operação, a seguir somente uma fração do calor será necessário, o suficiente para manter uma leve ebulição.

Para o aquecimento à vapor, recomendamos usar trocadores de calor em aço inoxidável, evitando a oxidação contínua que ataca os trocadores de calor de aço comum, podendo ocasionar vazamento dos mesmos e erupções da solução. As serpentinas devem ser instaladas nas paredes do tanque e no fundo do tanque.

Para aquecimento com aquecedores elétricos de imersão, são necessários cerca de 16 KW/hora por 100 litros de solução, para atingir a temperatura de operação. Recomendamos usar aquecedores de aço inox. O tanque deve ter isolação térmica, a fim de evitar perdas de calorias.

Seqüência de Trabalho

1 ) Desengraxante químico à quente

2 ) Lavagem em água de recuperação

3 ) Lavagem dupla em água corrente

4 ) Decapagem

5 ) Lavagem dupla em água corrente

6 ) Ativação Alcalina – Soda Cáustica a 2 %

7 ) Lavagem dupla em água corrente

8 ) Oxidação negra (GALVANOL 12)

9 ) Lavagem em água de recuperação

10 ) Lavagem dupla em água corrente

11 ) Oleamento

Reforço

A temperatura de fervura do GALVANOL 12 é o indicador da concentração do produto.

  • Se a oxidação ferver abaixo de 138 C, isto indica que está abaixo da concentração e mais sal deve ser

adicionado até que a temperatura fique constante entre 138-143 ºC.

Para cada grau que se deseja aumentar, adicionar 15 g/l de GALVANOL 12.

  • Se a oxidação ferver acima de 143 C isto indica que está acima da concentração e água deve ser adicionada para baixar a temperatura de fervura (este procedimento deve ser feito com muita cautela e com água fria vagarosamente para evitar respingos).

  • Se mesmo após as correções necessárias de produto ou água (deixando a solução dentro da faixa de concentração) e mesmo assim as peças não ficarem escuras, recomendamos montar uma outra oxidação, pois nestas condições a oxidação já deve estar saturada.É importante que a temperatura não ultrapasse 153ºC, pois haverá decomposição dos componentes do banho.

  • Após a oxidação, enxague as peças em água corrente fria. Se as peças possuem recessos difíceis de serem

enxaguados, use água morna ou quente para evitar a precipitação de sais nesses pontos.

Quando usar água quente, use a seguir um enxaguamento com água fria e finalize com água quente.

Imersão em Ácido Crômico

Recomenda-se uma imersão em solução contendo 4,5 – 7,5 g/l de ácido crômico durante alguns segundos para neutralizar a película alcalina formada.

Se a peça for oleada, encerada ou esmaltada, a neutralização com ácido crômico aumentará a resistência ao Salt Spray pela aplicação subsequente de acabamentos orgânicos.

Peças que serão imersas em óleo solúvel devem ser transferidas após escorrimento razoável diretamente do enxaguamento a frio, ou da imersão em ácido crômico.

Cuidados no Manuseio

Como se trata de produto fortemente alcalino usar equipamentos de segurança tais como: avental, botas, luvas de borracha, máscara e óculos de proteção.

Tratamento de Efluentes

Como o GALVANOL 12 forma uma solução fortemente alcalina, neutralizar com ácido diluído, com muito cuidado para evitar erupção.

* Composição e informações sobre os ingredientes:

.

Nome Químico: Hidróxido de Sódio Nº CAS: 1310-73-2 Fórmula Química: NaOH

Concentração (%): 62-66 Peso Molecular: 40

Sinônimo: Hidróxido de Sódio Anidro, Soda Cáustica em escamas, Soda Cáustica Anidra, Soda Cáustica Fundida.

* Identificação de perigos:

Saúde: Provoca queimaduras graves.

* Medidas de primeiros socorros:

Inalação: Remover a vítima para ambiente com ar fresco. Caso haja dificuldade de respiração, administrar oxigênio. Se a vítima parar de respirar, administrar respiração artificial. Se necessário, consultar um médico.

Contato com a pele: Remover roupas e calçados contaminados, já debaixo do chuveiro de emergência ligado. Lavar continuamente a parte afetada com água abundante por pelo menos 20 minutos. Providenciar socorro médico imediatamente.

Contato com os olhos: Lavar abundantemente com água ou soro fisiológico durante pelo menos 15 minutos mantendo as pálpebras abertas e movimentado os olhos em todas as direções. Não neutralizar com nenhum produto químico e remover para o hospital mais próximo sem cobrir a parte afetada. Providenciar socorro médico imediatamente.

Ingestão: A soda cáustica anidra é uma base forte corrosiva. Se o produto for ingerido, não induzir vômito. Imediatamente fazer a diluição fornecendo à vítima grandes quantidades de água. Se ocorrer vômito espontâneo, manter a vitima em local com ar fresco e fornecer mais água. Providenciar socorro médico imediatamente.

Notas ao médico: EM CASO DE INGESTÃO: Faça lavagem gástrica com soro fisiológico em até três horas após a ocorrência. Não use neutralizante. Acompanhe o acidentado por 5 dias pelo menos.

* Medidas de combate e prevenção a incêndio:

Meios de extinção apropriados: Não inflamável. Não combustível. Usar “spray” d’água para manter resfriados os locais de estocagem.

Riscos especiais: Este produto não é inflamável e nem explosivo. O contato direto com a água pode causar violenta reação exotérmica. Não é sensível à descarga estática nem ao impacto.

Procedimento de combate ao fogo: Remover as pessoas não autorizadas Utilizar equipamento de proteção com sistemas respiratórios artificiais autônomos com pressão positiva, e vestimenta de proteção total. Usar água para manter resfriados os locais de estocagem do produto, evitando a entrada de água dentro desses recipientes.

* Medidas de controle para derramamento / vazamento:

Precauções individuais:

  • Evacuar do local o pessoal para áreas de segurança;

  • Usar proteção respiratória adequada onde houver possibilidade da presença de contaminantes trazidos pelo ar; usar óculos de segurança; usar luvas quimicamente resistentes, tais como borracha, neoprene ou PVC;

  • Usar vestimenta de proteção para minimizar o contato com a pele; quando houver possibilidade de contato com o produto, usar macacão de proteção total e botas de material quimicamente resistente à soda cáustica anidra; afastar as pessoas e mantê-las em direção contrária ao vento;

  • Evitar a formação de pó, não inalar o produto.

Precauções para o meio ambiente:

  • Em caso de vazamento, isole a área do local do acidente; evitar a penetração no subsolo; conter a soda cáustica anidra, prevenindo descargas em córregos, esgotos, bueiros ou cursos d’água. Se o material estiver na forma líquida, conter o produto em diques.

  • Para o caso de grandes vazamentos, bombear para locais apropriados ou para um “tanque pulmão”. Neutralizar com ácido. Grandes vazamentos podem requerer especiais considerações ambientais e uma possível evacuação.

Perigo:

  • Esse produto pode reagir violentamente com ácidos e água.

  • Métodos para remoção e limpeza: Recolher maior quantidade possível do produto derramado com uma pá e colocar em recipiente apropriado. Se o material estiver na forma líquida, conter o produto em diques e para o caso de grandes vazamentos, bombear para locais apropriados ou para um “tanque pulmão”. Neutralizar o resíduo restante com qualquer tipo de ácido diluído (ácido clorídrico, sulfúrico ou acético);Em seguida fazer a lavagem da área do derramamento com grande quantidade de água. Se ainda tiver presença de ácido, adicionar um a camada de carbonato de sódio ou cal hidratada.

* Manuseio e armazenamento:

Manuseio:

  • Não fumar, comer ou beber quando for manusear o produto;

  • Em locais fechados, se a soda cáustica for mantida em contato com açúcar, comidas e bebidas, há possibilidade de se formar, por redução, o perigoso gás monóxido de carbono, que pode causar até a morte por exposição sem controle ou sem medidas de segurança. Siga procedimentos adequados para entrada nestes locais, se essa situação for observada;

  • Considerar, que mesmo vazios, os recipientes que já acondicionaram o produto têm resíduos e/ou vapores e devem ser manuseados como se estivessem cheios. Estes recipientes não devem ser reutilizados para outros fins, podendo ser reciclados desde que totalmente descontaminados e/ou dispostos em local adequado; evitar contato direto com o produto;

  • Manter longe de ácidos, para evitar possíveis reações violentas;

  • Lavar-se por completo, após manuseio de soda cáustica. Apesar de imediatamente após o seu contato, não causar dor ou ação visível, pode causar queimaduras;

  • Descontaminar o Equipamento de Proteção Individual, após finalizados os trabalhos com o produto;

  • Evitar condições de manuseio que possam provocar derramamentos e vazamentos ou gerar poeiras.

Armazenamento:

  • Manter em recipientes bem fechados para evitar contaminação e absorção de umidade e etiquetar adequadamente;

  • Guardar em local fresco e ventilado, longe de materiais incompatíveis, em locais fechados;

  • Não estocar alimentos (açúcar principalmente) bebidas ou tabaco juntamente com o produto.

Misturas perigosas:

  • Quando o produto é misturado com água, gera-se uma considerável quantidade de calor. É recomendado o seguinte procedimento para esta operação: sempre usar todo o equipamento de proteção individual; nunca adicionar água ao produto; para efetuar dissoluções do produto, sempre adicionar à soda cáustica à água, vagarosamente, e com constante agitação; manter a mistura a 25-35º C, para assegurar que o produto está sendo completamente dissolvido, conforme está sendo adicionado.

  • A soda cáustica pode reagir violentamente com ácidos, aldeídos e vários outros produtos orgânicos. Recomenda-se o seguinte procedimento: adicionar o produto a estes, muito vagarosamente e sob agitação constante; se o produto for adicionado rapidamente, ou sem agitação, pode concentrar-se no fundo do tanque ou reator, e ocasionar excessiva geração de calor, resultando em perigoso borbulhamento da mistura com imediata e violenta “erupção”, gerando respingos de soda cáustica pela alta concentração.

  • Sempre esvaziar e limpar recipientes, tanques ou outros equipamentos que contenham resíduos, antes de adicionar a soda cáustica, a fim de prevenir possíveis reações explosivas entre o produto e o resíduo da natureza desconhecida.

  • Todos os recipientes retornáveis devem ser expedidos de acordo com as recomendações do fornecedor e as recomendações dos órgãos federais, estaduais e municipais. Todo resíduo deve ser removido do recipiente e, então, feita a sua disposição.

  • Evitar contato com alumínio, zinco, estanho e suas ligas. Evitar contato com couro, lã, ácidos, compostos orgânicos halogenados e compostos orgânicos nitrogenados.

  • Não requer nenhuma ventilação para uso normal, exceto se houver geração de monóxido de carbono, onde a ventilação deve ser especial.

* Controle de exposição e proteção individual:

Hidróxido de Sódio – CAS: 1310-73-2 (Substância Pura)

Proteção individual:

  • Manusear o produto com equipamento de proteção individual: avental, luvas e botas de borracha, máscara para pó e óculos de proteção.

  • Equipamentos auxiliares para proteção do corpo devem ser escolhidos especificamente de acordo com o posto de trabalho em função da concentração e quantidade da substância perigosa.

Medidas de higiene:

– Substituir imediatamente a roupa contaminada. Utilizar proteção preventiva para a pele. Lavar as mãos e o rosto após manusear o produto.

* Propriedades físico-químicas:

Estado físico: Sólido

Odor: Característico

Cor: Branco

pH: Não disponível

Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudança de estado físico:

Ponto de fulgor: Não disponível.

Limites de explosividade:

LEI: Não disponível

LES: Não disponível

Densidade: Não aplicável

Solubilidade: Não aplicável

* Estabilidade e reatividade:

Estabilidade: Produto estável.

Incompatibilidade: água, ácidos, metais.

Reações de Polimerização Perigosas: Não ocorrem.

Comentários: A soda cáustica é uma base forte e corrosiva. Evitar contato com estanho, alumínio, zinco e ligas que contenham esses metais, ou com metais na forma de pó. Evitar contato com couro, lã, ácido, compostos orgânicos halogenados, ou compostos orgânicos nitrogenados. Em locais fechados, se a soda cáustica for mantida em contato com açúcar, comidas e bebidas há possibilidade de formar por redução, o perigoso gás monóxido de carbono, podendo causar até a morte por exposição a este gás. Siga procedimentos adequados para entrada nestes locais, se essa situação for observada.

* Informações toxicológicas:

Hidróxido de Sódio – CAS: 1310-13-2 (substância pura)

Toxidade aguda:

DL50(1) – (dermal, coelho) = 1350 mg/kg

Irritação primária da pele: Coelho = severa

Irritação primária dos olhos: Coelho = severa

(1) DL50 (Dose letal – 50%) = Dose letal a 50% da população testada.

Informações adicionais sobre toxicidade::

Após inalação: Queimaduras nas mucosas.

Após ingestão: Irritações das mucosas da boca, garganta, esôfago e trato gastro-intestinal. Existe risco de perfuração do esôfago.

Após contato com a pele: Queimaduras.

Após contato com os olhos: Queimaduras. Risco de cegueira.

* Informações ecológicas:

Biótico: Não há dados disponíveis.

Abiótico: Produto inorgânico, não sujeito a biodegradação.

* Considerações sobre tratamento e disposição:

Produto: NUNCA DESCARTAR A SODA CÁUSTICA EM ESGOTOS, CÓRREGOS OU NO MEIO AMBIENTE. Recuperar ou reutilizar o produto, antes de optar pela disposição que deverá ser a última opção. Eliminar todo o resíduo de recipientes contaminados de acordo com os regulamentos federais, estaduais, municipais locais e regulamentos de saúde e meio ambiente aplicáveis. Assegurar que todos os responsáveis das agências federal, estadual e local recebam informações apropriadas sobre derramamentos e métodos de disposição. O descarte do produto, proveniente de neutralização, deve ser feito de acordo com regulamentação aplicável. Os materiais resultantes da descontaminação operacional podem vir a ser resíduos perigosos e, portanto assunto para se especificar regulamentações.

Envase: Acondicionamento, armazenagem,transporte e disposição de todo o material (limpezas), e todo equipamento ou recipiente contaminado, devem estar de acordo com todas as regulamentações federal, estadual e local aplicáveis.

* Informações sobre transporte:

Número ONU:

  • Produto não submetido às normas de transporte.

Classe de Risco:

– 8

Número de risco:

  • 80

Legislação Brasileira:

– Decreto nº 96044, de 18/05/88- Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e Portaria nº 204, de 20/05/97 do Ministério de Transportes.

* Regulamentações:

Pictograma C: Corrosivo

Frases R 35: Provoca queimaduras graves.

Frases S 26-37/39-45: Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente e com água em abundância. Procurar um médico. Usar luvas adequadas e proteção para os olhos e para o rosto. Em caso de acidente ou mal-estar, procurar imediatamente um médico.

* Outras informações:

O produto deve ser armazenado, manuseado e utilizado de acordo com práticas adequadas de higiene industrial e em conformidade com os regulamentos legais. A presente informação é baseada no nosso estado atual de conhecimento, sendo nossa intenção descrever os nossos produtos sob o ponto de vista das exigências de segurança. As propriedades mencionadas não são garantidas.




* Quaisquer outros esclarecimentos, contate o nosso Departamento Técnico.
aioria