Galvanol Super
Galvanol Super
Para oxidação e coloração de latão, cobre e ligas de cobre
GALVANOL SUPER produz camadas de óxido cúprico, sobre cobre e ligas de cobre com teor de 65% ou mais de cobre. Os depósitos são negros e quimicamente estáveis, ao calor e tem ótima aderência. O acabamento agüenta temperatura de até 185ºC. Em temperatura mais elevada ocorre lenta degradação do depósito, causada pela descoloração do cobre na base. A aplicação de óleo, verniz ou cera sobre o depósito aumenta a proteção a corrosão.
GALVANOL SUPER também é usado para coloração de latão, cobre e ligas de cobre. Variada gama de cores pode ser obtida, usando diferentes concentrações e variando a temperatura de operação. Pode proporcionar acabamentos acetinados ou brilhantes. Também especificações militares podem ser atendidas com GALVANOL SUPER. O processo pode ser usado como base para acabamentos com tintas, vernizes ou esmaltes.
A camada de GALVANOL SUPER pode ser rapidamente removida, usando a maioria dos ácidos minerais, tais como, Ácido clorídrico, Ácido Sulfúrico e a remoção também pode ser feita com uma solução diluída de Cianeto de Sódio.
GALVANOL SUPER oferece as seguintes características e vantagens
Características
|
Vantagens |
Produz acabamentos negros de óxido cúprico, sobre cobre ligas. |
Proporciona base para acabamentos orgânicos. |
Tem estabilidade química e ao calor |
Agüenta temperaturas até 185ºC. |
Produz rapidamente variada gama de cores. |
Um só produto para várias aplicações. |
Produz acabamentos acetinados ou brilhantes. |
Flexibilidade de operação. |
Um só componente para oxidação negra e coloração. |
Facilidade de operação. |
Condições Operacionais
Concentração………………………. 450 ml/L (oxidação negra)
300 a 450 ml/L (coloração)
Água………………………………….. Até volume
Temperatura……………………….. 99 a 120 ºC (oxidação negra)
49 a 82 ºC (coloração)
Tempo……………………………….. 5 a 10 min. (oxidação negra)
15 seg. ou conforme requerido (coloração)
Montagem
No tanque de trabalho, coloque água fria até 50% do volume.
Adicione a quantidade requerida de GALVANOL SUPER lentamente, agitando até completa dissolução.
Observação: Para evitar névoa alcalina, nunca adicione a água ao GALVANOL SUPER. Adicione sempre o produto na água, agitando para perfeita dissolução.
A seguir complete o nível de água e aqueça para temperatura de operação indicada.
Operação
Quase todas as ligas, contendo de 65 a 100% de cobre, podem ser oxidadas com GALVANOL SUPER. Alguns elementos, tais como Estanho, Berílio e Silicone, podem interferir, impedindo uma boa oxidação. Peças com teor de cobre de 90%, ou maior são oxidadas diretamente, após limpeza e neutralização ácida. Peças com menor teor de cobre na liga, devem ser processadas com seqüência de ativação da oxidação.
Para a oxidação, as peças grandes devem ser suspensas em ganchos de, latão, cobre ou aço, ou em arames destes materiais. Peças pequenas podem ser oxidadas em cestas ou cilindros de aço inoxidável.
Observação: Peças cobreadas são oxidadas com facilidade. A espessura da camada de cobre depositada deve ter no mínimo 5 microns evitando que a camada seja dissolvida pela solução de GALVANOL SUPER.
O tempo normal para oxidação é de 5 até 10 minutos. Algumas ligas podem ser oxidadas em cerca de um minuto. As ligas com maior teor de cobre são oxidadas em maior velocidade.
Após a oxidação enxágüe copiosamente com água corrente, a seguir enxágüe em água quente. As peças saem da solução de oxidação, com superfície aveludada. Peças que serão pintadas ou envernizadas para obtenção de acabamento brilhante, não devem ser tocadas antes do acabamento final. Quando a superfície aveludada deve ser removida, use manualmente um pano com óleo, esfregando as peças. Peças pequenas podem ser tamboreadas com óleo, grânulos de couro, sabugo de milho, serragem ou tufos de madeira.
O uso de GALVANOL SUPER é geralmente preferido, devido a sua maior capacidade de produção, podendo processar mais do dobro de área do que outros produtos de oxidação similares.
Coloração
GALVANOL SUPER pode ser usado para coloração de várias ligas de cobre. A maior faixa de cores é obtida com latão 65-35. Antes da coloração o latão deve ser polido para apresentar bom brilho, desengraxado e ativado em solução ácida.
OBS.: A temperatura usada, depende da cor desejada, Cores claras devem ser formadas em temperatura mais baixa requerendo maior tempo de imersão, o que possibilita melhor controle do processo.
Algumas cores podem ser obtidas, em temperatura ambiente Cores mais escuras, tais como tonalidades marrom, são obtidas em temperatura de 66ºC ou em mais elevadas. Caberá ao operador testar, experimentando várias concentrações de GALVANOL SUPER, em várias temperaturas, para determinar a faixa e a concentração, em que irá obter as cores desejadas, usando tempos de 5 segundos ou mais. O uso de tempo mais curtos para coloração, torna o controle difícil. Após a coloração, as peças devem ser enxaguadas secas e acabadas com verniz incolor.
Instruções para acabamentos e aplicações
Acabamento Brilhante:
Acabamentos brilhantes ou acetinados podem ser obtidas com GALVANOL SUPER. Para acabamentos brilhantes, as peças são previamente polidas até alcançar bom brilho. A seguir desengraxadas, oxidadas, enxaguadas e secas. Maior brilho e coloração negra mais profunda é obtida, revestindo a camada de GALVANOL SUPER com um Verniz incolor a ser curado.
Com essa seqüência são assegurados acabamentos negros brilhantes com ótimo aspecto. Acabamentos com menos brilho, podem ser obtidos, esfregando as peças oxidadas, com pano oleoso, ou tamboreando as peças em material oleoso, tal como secagem, grânulos de couro, cortiça ou tufos de madeira.
Acabamento acetinado:
Para acabamentos acetinados as peças são previamente deslustradas usando jato de areia, compostos acetinadores, fosqueamento químico. A seguir as peças são oxidadas. Após a oxidação, aplique cera protetiva que produz uma superfície não refletiva.
Verniz incolor fosco, também pode ser aplicado para proporcionar acabamento acetinado.
Acabamento bronze estátua:
Com ligas de latão 70-30 podem ser obtidos acabamentos bronze estátua usando a seguinte seqüência:
Limpeza e imersão abrilhantadora.
Processar em METAL BRIL.
Processar em GALVANOL SUPER, 450 ml/l, 93ºC, 2 minutos.
Equipamento
Tanque de aço de baixo carbono ou em aço inoxidável. Aquecedores de imersão em ferro ou em teflon. Não use aquecedores em quartzo.
Usando tanque em aço, ocorre a formação de alguma ferragem no tanque e acima do nível da solução.
O tanque deve ser soldado. Nenhum outro metal além do aço ou aço inoxidável, deve ser usado para a solução de GALVANOL SUPER.
Exaustão para eliminar vapor e fumos gerados durante a montagem e operação é recomendada.
Controle
Solução de GALVANOL SUPER é mantida mediante análise. Solicite nosso boletim de análise para GALVANOL SUPER.
Reforço
GALVANOL SUPER deve se mantido em 450 ml/l para oxidação negra e 300 ml/l para coloração. Antes de efetuar adições de reforço no banho, baixe a temperatura para 60ºC. Asperja o GALVANOL SUPER na superfície da solução, ou invés de adicionar de uma vez num ponto localizado. Misture para dissolução e a seguir ajuste para temperatura de operação.
Reforço
A Soda Cáustica deve ser mantida sempre na faixa de 66 à 83 g/l na solução. Baixe a temperatura para 60oC, aspergindo GALVANOL SUPER sobre a superfície da solução. Agite para dissolução. A seguir ajuste para temperatura de operação.
Tratamento Residuário
A solução gasta de GALVANOL SUPER é fortemente oxidantes e alcalinos e contém íons de Cobre. Durante a neutralização mantenha o pH da solução acima de 5, evitando a liberação de gás perigoso.
Pequenas adições de Ácido Sulfúrico de 10 à 25% são usadas para diluição da solução e ajudam a regulagem da temperatura, evitando erupção da mesma.
* Quaisquer outros esclarecimentos, contate o nosso Departamento Técnico.