Galvastripper NI 6 A

Galvastripper NI 6 A

Galva

REMOVEDOR DE NÍQUEL QUÍMICO, SOBRE AÇOS E LIGAS DE COBRE, ISENTO DE CIANETO

 

GALVASTRIPPER NI 6 é um removedor alcalino concentrado, isento de Cianeto, que por simples imersão dissolve e remove depósitos de Níquel com alto teor de Fósforo com camadas de até 125µ sobre Ferro. Também pode ser usado para remover Níquel químico depositado sobre Cobre e ligas de Cobre.

GALVASTRIPPER NI 6 remove camadas de Níquel Químico tratado termicamente e camadas depositadas sobre peças que já tenham sido usadas.

GALVASTRIPPER NI 6 é isento de Cianeto e não contém Amônia. Não requer adições de Hidróxido de Sódio.

GALVASTRIPPER NI 6 não é recomendado para a remoção de camadas de Níquel Químico, depositadas sobre peças montadas contendo Magnésio, Níquel, Cobalto, Cádmio, Zinco, Alumínio ou Molibdênio.

LEIA COM ATENÇÃO O BOLETIM POR INTEIRO ANTES DE USAR O PRODUTO

GALVASTRIPPER NI 6 é fornecido em dois componentes:

GALVASTRIPPER NI 6 A, um concentrado líquido.
GALVASTRIPPER NI 6 B, um composto em pó, ou como opção;

Condições Operacionais

 

Concentração:

GALVASTRIPPER NI 6 A 330 ml/l
GALVASTRIPPER NI 6 B 60 g/l

Ou como opção:

GALVASTRIPPER NI 6 A 330 ml/l
Água Conforme requerido
Temperatura 86 – 91ºC (Ótimo 88 °C)
Tempo Conforme requerido
pH 12.0 a 12.8

Montagem

 

Para montagem de 100 litros:

1. Adicione 50 litros de água aquecida a 43ºC ao tanque.

2. Adicione 6 Kg de GALVASTRIPPER NI 6 B e agite para perfeita dissolução.

3. Vagarosamente adicione 33 litros de GALVASTRIPPER NI 6 A.

4. Complete o volume com água e aqueça até a temperatura de operação. Temperatura ideal 85 ºC.

Ou como opção:

1. Adicione 30 litros de água ao tanque.

2. Vagarosamente adicione 33 litros de GALVASTRIPPER NI 6 A.

3. Complete o volume com água e aqueça até a temperatura de operação. Temperatura ideal 85 ºC.

 

Operação

 

IMPORTANTE: NUNCA PROCESSE PEÇAS COM BASE DE LIGAS DIFERENTES NO GALVASTRIPPER NI 6 AO MESMO TEMPO.

As peças devem estar limpas e se necessário, desengraxadas em limpador alcalino. Remova o depósito de Cromo, usando Ácido Clorídrico ou um desengraxante alcalino eletrolítico anódico.

Após o desengraxante alcalino, as peças devem ser imersas numa solução de Ácido clorídrico, de 30 a 50 % por volume durante um minuto, para ativar a camada de níquel. Assim a remoção será mais rápida e mais uniforme. Após a ativação no Ácido Clorídrico, enxágüe com água corrente e a seguir coloque as peças no GALVASTRIPPER NI 6.

Mantenha suspensos os ganchos ou as cestas com as peças na solução de GALVASTRIPPER NI 6. Não permita que as peças toquem o fundo ou as laterais do tanque ou ainda o trocador de calor. Para maior eficiência na remoção, coloque tantas peças quanto possível na solução, agite mecanicamente a solução ou as peças, evitando superaquecimento localizado. Não use agitação a ar. Tão logo a camada de níquel esteja removida, retire as peças da solução.

Mantenha o tanque coberto o tempo todo. Aquecimento prolongado da solução, sem que o tanque esteja coberto, causará perda de GALVASTRIPPER NI 6 A. A perda deve ser reposta para assegurar a eficiência de remoção, (veja seção Controle). Não mantenha a solução aquecida por longos períodos quando não estiver em uso.

Evite o arraste de sais de cobre, chumbo, cromo e cádmio e seus metais, para a solução de GALVASTRIPPER NI 6. A contaminação da solução com esses metais ou sais, reduz a eficiência de remoção. Não deixe a solução de GALVASTRIPPER NI 6, nova ou usada, aquecida por longo período sem a imersão de peças niqueladas na solução. Contaminação metálica e orgânica ou ainda, aquecimento da solução sem estar em uso, desativa os aceleradores do GALVASTRIPPER NI 6.

 

Pré – Remoção

 

Peças com Níquel Químico:

Os depósitos de Níquel Químico tendem a passivar rapidamente. Portanto, as peças devem ser ativadas em uma solução com 30 a 50% de ácido Clorídrico a 25 ºC, por alguns minutos para reativar a superfície do Níquel após a limpeza, antes da remoção da camada. Siga depois para as águas de lavagem e para a solução de GALVASTRIPPER NI 6.

REMOÇÃO DE NÍQUEL SOBRE AÇOS:

As peças em aço deverão estar limpas e isentas de qualquer filme residual, após a remoção do depósito de Níquel. Um enxágüe com água quente deve ser usado para eliminar quaisquer resíduos da solução de GALVASTRIPPER NI 6 das peças, principalmente de furos e reentrâncias.

O GALVASTRIPPER NI 6 foi formulado para remoção de Níquel sobre a maioria dos aços. Todavia, alguns aços de liga, tais como: Carbono, Níquel, Cromo, Molibdênio, ou ainda peças com tratamento térmico ou ligas nitretadas, podem ser sujeitas a algum ataque. Antes de remover depósitos de Níquel desses substratos, processe algumas peças no GALVASTRIPPER NI 6 para testar o grau de ataque pela solução de remoção.

REMOÇÃO DE NÍQUEL SOBRE COBRE E LIGAS DE COBRE:

Os depósitos de Níquel Químico sobre cobre e ligas de cobre a serem removidos devem ser contínuos. Áreas expostas de cobre ou de ligas de cobre existentes, devem ser mascaradas com um “Stop off ” adequado, antes da remoção do depósito de níquel Químico com GALVASTRIPPER NI 6. A falta desse cuidado poderá causar a ocorrência de descoloração ou de ataque do substrato exposto.

Antes de remover o Níquel Químico sobre substrato de cobre ou peças de ligas de cobre, recomendamos efetuar teste na solução de GALVASTRIPPER NI 6 para determinar o grau de ataque pela solução de remoção. A remoção do Níquel Químico sobre substratos de cobre ou ligas de cobre deixa resíduo de um filme inibidor escuro, depois que a camada tenha sido removida. Esse filme escuro é removido facilmente, usando um dos três métodos abaixo. Em qualquer dos métodos usados a remoção do filme escuro será mais fácil quando feita antes que o filme seque sobre as peças, isto é logo após o enxágüe.

Opção A:
Imersão das peças em uma solução contendo GALVACLEAR 411, 120g/l ou Hidróxido de Sódio, 120 g/l, temperatura cerca de 38ºC, com reversão periódica de corrente, sendo aproximadamente, 8 segundos Anódico e 4 a 5 segundos Catódico.

Opção B:
Imersão das peças em uma solução, contendo 30 a 120 g/l de Cianeto de Sódio

Opção C:
Imersão das peças em uma solução, contendo 30 a 60 g/l de Ácido Crômico, pelo tempo necessário para remover o filme. Lavar em seguida em água corrente.

 

Velocidade de Remoção

 

A velocidade de remoção do GALVASTRIPPER NI 6 varia em função de:

1. Espessura da camada depositada.

2. Percentagem de fósforo no depósito.

3. Idade do depósito e se o depósito foi submetido a tratamento térmico.

4. Acúmulo de Níquel metal já dissolvido na solução removedora e a temperatura de operação da solução.

Uma solução nova de GALVASTRIPPER NI 6, remove um depósito recente de Níquel Químico de 25 µm, com cerca de 10% de fósforo em cerca de 2 a 4 horas. A velocidade de remoção de outros depósitos vai variar conforme as condições de uso. O GALVASTRIPPER NI 6 remove depósito de até 125 µm.

A vida útil da solução de GALVASTRIPPER NI 6 depende do método e das condições de operação. Soluções de GALVASTRIPPER NI 6, utilizadas conforme os procedimentos recomendados, irão dissolver de 15 a 30 g/l de Níquel.

Soluções de GALVASTRIPPER NI 6, que já não removem o depósito de níquel por dissolução, mas sim “por descasque” do depósito sobre a base, requerem adições de reforço de GALVASTRIPPER NI 6 A.

 

Equipamento

 

Tanques construídos em aço são adequados para a solução do GALVASTRIPPER NI 6. As dimensões do tanque são importantes, a altura do tanque deve ser dimensionada para que as peças fiquem suspensas e afastadas do fundo, deixando um espaço livre para acúmulo do lodo.

Aquecimento direto, usando aquecedores de imersão ou, serpentinas em aço ou em Teflon. As gancheiras, ganchos, cestos e agitador mecânico de hélice para movimentar a solução, devem ser fabricados em aço. Não use latão ou cobre para a confecção de gancheiras, cestos ou ganchos. Não use agitação a ar. É recomendado que o eixo e a hélice do agitador mecânico sejam revestidos com Plastisol. É recomendado um sistema de exaustão para eliminar fumos e poeira, gerados durante a montagem e a operação.

As peças a serem desplacadas, os aquecedores e o agitador, devem ser isolados eletricamente do tanque. Evite a formação de corrente parasita, que poderá formar uma célula galvânica na solução.

 

Manutenção

 

A solução de GALVASTRIPPER NI 6 deve ser reforçada periodicamente para assegurar máxima eficiência e economia. A freqüência com que a solução deve ser analisada e reforçada, depende do uso e condições de operação.

IMPORTANTE: Uma análise e reforço do banho são necessários a cada 4,5g/l de Níquel Químico removido.

Analise a solução sempre que ocorrer queda significativa da velocidade de remoção.
Em operações com grande volume de arraste da solução, poderá ser necessário um reforço com GALVASTRIPPER NI 6 A.

Mantenha o pH entre 12 e 12,8 com adições de Soda Cáustica líquida a 50%.

Contaminação Metálica:
Baixa velocidade de remoção e ou descoloração do metal base, podem ser causados por contaminação da solução ou pela perda dos inibidores e aceleradores. A contaminação da solução de remoção acontece de duas formas.

1) Contaminação da solução com Cobre, quando se remove Níquel sobre Cobre ou ligas de Cobre.

2) Contaminação da solução com Cádmio, quando se remove depósitos de Níquel/Cádmio, sem que antes seja lixiviado o depósito para remoção do Cádmio difuso na camada.

Decomposição por alta temperatura:

Soluções de GALVASTRIPPER NI 6 mantidas em temperatura elevada por longos períodos sem que o tanque esteja coberto, podem perder os inibidores e aceleradores.




* Quaisquer outros esclarecimentos, contate o nosso Departamento Técnico.
aioria